F.A.Q.

O que é a Quinta do Paço d’Anha?
É uma quinta senhorial que no séc. XV pertenceu a D. Afonso, 1º Duque de Bragança, e na qual esteve alojado em 1580 D. António, Rei de Portugal (saiba mais sobre este assunto nesta página). Hoje em dia, a Quinta do Paço d’Anha dedica-se, para além da produção vitivinícola, ao Agro-turismo.

Onde fica?
O Paço d` Anha situa-se na localidade de Vila Nova de Anha, cerca de 3 km a sul da cidade de Viana do Castelo.

Como se vai para lá?

Vindo do Norte (Viana do Castelo)
Saindo da cidade, entre na auto estrada A28, em direcção ao Porto. Saia na placa n.º 21, “Braga, Barcelos, Zona Industrial”. Chegando à rotunda, saia na 1.ª à direita e siga nessa estrada até quase ao final da recta. Nessa altura, vire à esquerda onde está sinalizado o centro da localidade e o PAÇO D’ANHA, seguindo as placas azuis de TURISMO DE HABITAÇÃO.

Vindo do Sul (Porto)
Entrando na A28 (antigo IC1), em direcção a Viana do Castelo, ande cerca de 50 km saindo na placa nº 21 (Braga, Barcelos, Zona Industrial). Chegando à rotunda, saia na 1.ª à direita e siga nessa estrada até quase ao final da recta. Nessa altura, vire à esquerda onde está sinalizado o centro da localidade e o PAÇO D’ANHA, seguindo as placas azuis de TURISMO DE HABITAÇÃO.

Há alguma praia perto?
Sim. A praia mais próxima fica a apenas 3 km. A Praia do Rodanho, pertencente à Freguesia e está classificada com a Bandeira Dourada. Além desta, há outras praias para Sul (p.e.: Amorosa e Castelo de Neiva) e para Norte (p.e.: Cabedelo, Afife, Âncora e Moledo).

E restaurantes?
Existem bons restaurantes para todos os preços, quer na localidade de Vila Nova de Anha, quer nas freguesias vizinhas e na cidade de Viana do Castelo (apenas a 3 km).

O que se pode visitar nas redondezas?
Para além das várias praias de Viana do Castelo e arredores, pode visitar o Santuário de Santa Luzia, a cuja beleza artística se acrescenta a paisagem, com uma vista magnífica sobre a cidade, o rio e o mar. Ainda na cidade, destacam-se a Matriz Medieval (hoje Sé), os Antigos Paços do Concelho, o Chafariz quinhentista, os maravilhosos edifícios e respectivas igrejas da Misericórdia e da Caridade(antigo Convento de Sant’Ana), o Castelo de S. Tiago da Barra, entre outros monumentos e edifícios históricos. Existem vários museus e galerias na cidade, onde encontrará exposições de elevado valor patrimonial. Na vila de Ponte de Lima, a cerca de 20 km do Paço d’Anha, a mais antiga vila de Portugal, fundada pela Rainha D. Teresa no ano de 1125, pode sentir, também, a forte relação entre a natureza e o património em belos espaços que conservam a genuinidade da vila. Braga, a 45 km do Paço d’Anha, é uma das cidades mais importantes e antigas do país, cheia de valiosos monumentos e museus, tem a Sé mais antiga de Portugal. Em Guimarães, cidade também de grande valor, onde se fundou Portugal, a cerca de 30 km de Braga, o centro histórico está classificado de Património Cultural da Humanidade. Relativamente perto, há ainda o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Serra e o Castelo de Lindoso, e aprazíveis Campos de Golf, nomeadamente o de Estela (Póvoa de Varzim), da Quinta da Barca (Esposende) e de Ponte de Lima. De realçar também as belas e antigas vilas de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Arcos de Valdevez, todas no distrito de Viana.

Qual é o período de funcionamento?
O Paço d’Anha recebe os seus hóspedes durante todo o ano.

Qual é o número de camas disponível?
A Quinta tem ao todo 8 quartos, com capacidade para 16 pessoas.

Quanto custa o alojamento?
A partir de 45 euros, com pequeno almoço, limpeza e arrumação do apartamento diárias, e utilização do trem de cozinha e da louça de mesa, incluídos.

Que línguas falam na Quinta do Paço d’Anha?
Falamos Português.
Hablamos Español.
Nous parlons Français.
We speak English.

Posso levar o meu cão?
Pode, sim.